Você já sentiu logo que você acorda de manha, aquele desanimo, com vontade de não fazer nada, com mais sono do que o normal? Calma isso não é nada de mais. Grande parte da humanidade sente isso. Mas o que eles não sabem é que, a falta da pré-disposição, sono e cansaço de manha, não é só preguiça. Mas sim a falta de uma alimentação correta (ou se alimentar bem) e nem praticar atividades físicas.

Se não mantermos uma alimentação saudável, ricos em nutrientes e minerais. E se não praticarmos exercícios físicos, nosso corpo começa a diminuir o ritmo e a se sentir debilitado.
Parece bobagem ou papo de nutricionista querendo ser saudável? Pode até parecer, mas na verdade não é. O seu corpo é um máquina complexa e que foi feita para trabalhar todos os dias em tempo integral. Sim, não estou exagerando, seu corpo trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, 365 dias por ano. Isso por que nosso organismo foi feito para suprir todas as nossas necessidades biológicas. E como vocês bem sabem, uma máquina que não tem manutenção, ou não é bem cuidada. Começa a dar problemas, aparece um defeito aqui, outro ali e de vez em quando não quer saber de ligar. O nosso corpo é a mesma coisa. Se não mantermos uma alimentação saudável, ricos em nutrientes e minerais. E se não praticarmos exercícios físicos, nosso corpo começa a diminuir o ritmo e a se sentir debilitado.
Por isso, trate de começar caminhadas matinais ou ir pra academia. Faça qualquer exercício físico que deixe você feliz e realizado com sigo mesmo.
E para te deixar animado eu trouxe aqui alguns alimentos que te ajudam a manter a boa disposição do dia a dia! Mas lembre-se, só a alimentação não basta, é preciso realizar atividades diárias ou pelo menos 3 vezes na semana.
8 Alimentos RISCOS em Fontes de Energia
Batata Doce: contém em média 85% de carboidratos e por isso é considerada um alimento rico em fonte de energias, além de ser bem nutritiva para o nosso organismo, ela tem em sua composição Vitaminas A, B, B2, B5 e C. Por ser um carboidrato complexo, ela oferece alto teor de energia prolongada e lenta, por isso ela é muito indicada a para treinos, ela trás também sensação de saciedade e possui baixo índice glicêmico, o que auxilia no combate a diabetes.

Açaí: é altamente rico em fonte de energia e perfeito para um pós treino. Composto por fibras, vitamina E, magnésio, potássio, cálcio, dentre outros compostos benéficos à saúde que atuam como antioxidantes, protegendo o organismo contra a ação de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular. Porem o consumo do açaí não pode passar de 100g por dia. Caso contrário ele vai ajudar você a ganhar um pesinho extra na balança.

Água de Coco: definitivamente é uma fruta que lembra verão, porém não deve se restringir apenas a essa época. Ela é um isotônico natural que hidrata por ser rica em sais minerais (sódio, potássio, magnésico, fósforo, cálcio e vitamina C), nutrientes que são normalmente eliminados de nosso corpo através da sudorese e em episódios de vômito e diarreia. Ela pode ser usada para substituir bebidas hidroeletrolíticas, durante e após o treino. Ou no dia a dia normal de uma pessoa. É recomendado ingerir 200 ml de água de coco por dia.

Guaraná: é uma ótima fonte de energia, pois acelera o metabolismo e reduz o desgaste físico. O guaraná é uma fruta típica brasileira e é deliciosa. E ela não é usada para fazer o famoso guaraná antártica que todos conhecemos. Por ser rico em cafeína, ou seja, estimulante do sistema nervoso central, o guaraná muitas vezes é utilizado em substituição ao café para manter o estado de alerta prolongado. Porém não se deve fazer uso descontrolado, a cafeína acelera o batimento cardíaco, e se você não tomar cuidado, irá parar no hospital.

Mel: tem importantes propriedades nutricionais que o tornam um alimento especial: adoçante natural, analgésico, anti-inflamatório, melhora a imunologia e ainda é expectorante. Uma ótima fonte energética, ele é composto por açúcares (em torno de 70 a 80%), predominantemente a glicose e a frutose. O mel é um carboidrato de alto índice glicêmico. Possui baixo conteúdo de água (10 a 20%), é composto por pigmentos carotenoides e flavonoides e, em menor quantidade minerais, vitaminas e proteínas.

Banana: é uma excelente opção de fruta para diversos momentos do dia, como por exemplo um complemento de café da manha mais reforçado, ou matar aquela fome no lanche da tarde. Essa fruta ela pode ser combinada e utilizada de diversas maneiras no meio alimentício. Seus benefícios vão de promover saciedade, devido ao teor de fibras contido nela, auxílio no controle de pressão arterial, diminuição das caibras, promoção de um bom auxilio energético e estímulo da sensação de bem estar, pois é um alimento que possui triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina.

Oleoginosas: fontes de fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, as sementes oleaginosas são bastante consumidas nas festas de final de ano – mas, o que nem todo mundo sabe, é que elas também devem entrar no cardápio do dia a dia. Esses alimentos possuem gorduras do bem (monoinsaturadas e polinsaturadas), que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, dão mais energia ao corpo e ajudam a controlar o colesterol e a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares.

Chocolate: é fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose.
Ele também é um ótimo companheiro para dar energia antes de um treino ou daquela prova difícil da faculdade. Mas não se engane, o chocolate é apenas temporário. Ele te ajuda a ter disposição pois o teor de glicose é alto, porem a curto prazo. Então assim que possível, alimente-se com lanches, frutas ou comidas saudáveis.

Espero que com esse oito alimentos incríveis de fonte de energia, muitas vitaminas e minerais, você encontre disposição e atitude para dar aquele passo a mais e voltar ou começar a praticar exercícios físicos e ter uma qualidade de vida melhor.
Comentarios