top of page

Pão de Milho Caseiro da Nutri

Foto do escritor: Emily ManchiniEmily Manchini

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Vou falar para vocês que pensei muito antes de vir aqui e entregar de bandeja essa receita. Ela na verdade é uma recriação do Cornbread do Tomás Puig (meu antigo chefe), vou deixar o site dele aqui caso vocês queriam visitar.

Bom o site dele está fora da rede por enquanto para manutenção, mas tenho o canal do youtube caso vocês queiram dar uma olhadinha: Tomas' Test Kitchen https://www.youtube.com/channel/UC_7dG-lokOsz3cCrKVXoT2g/featured


E essa adaptação fez com que essa massa ficasse ainda mais fofinha e deliciosa! O cheiro então enquanto está assando é de dar água na boca!



Sejam muito bem vindos a mais uma receita aqui no blog! E essa aqui é especial! Digamos que eu adoro fazer ela quando vou receber amigos e familiares em casa. Essa receita aquece o coração e deixa todo mundo feliz. Juro, todo mundo feliz mesmo! E é um ótimo acompanhamento para um vinho tinto seco!


Pão de Milho Caseiro da Nutri


Bom pra começar, essa massa é bem fofinha. E claro que temos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de você preparar essa delicia aqui.


Qualquer pão que fazemos, temos de tomar cuidado com a quantidade de tempo que sovamos ele e quantas vezes o fazemos. Assim como também temos de tomar cuidado com a temperatura e umidade do local. Sim fazer pão não é nada fácil!


Mas a receita de hoje ela é bem mais fácil do que você pensa, na verdade até o seu filho de 8 anos de idade consegue fazer! E essa é a grande sacada dessa receita, você pode unir sua família em um momento diferente e agradável. E nem ligue se no processo vocês acabarem fazendo uma bagunça, as melhores lembranças são as que não nos preocupamos por nada!


Como você faz Pão?


Toda vez que eu vou fazer pão, eu lembro da minha avó, falando: "Filha, você tem que deixar todo o ambiente bem quentinho, assim o pão cresce mais e fica fofinho."

E acredito que é por isso que eu sempre procuro deixar o ambiente quente ligando o forno e também esquento o leite ou a água quando o assunto é pão.


Claro, que a maioria das receitas pedem que você aqueça o leite ou a água e que misture o fermento biológico fresco ou seco junto com um pouco de açúcar, isso estimula o fermento. Afinal açúcar vira alimento para o fermento e o calor ajuda o fermento a crescer.



Então, se todas as vezes que você fizer pão, você segue esses passos você está corretíssima e a um passo a frente para um pão fofinho e gostoso.



Falando de nutrição: o milho.


Eu já postei para vocês alguns dias atrás lá no meu Instagram e no Twitter, os benefícios que o milho trás para o nosso corpo. Se vocês ainda não me seguem, correm lá porque posto dicas todos os dias!

Agora, falando um pouquinho mais sobre o milho! Vocês sabiam que o milho é consumido por nós seres humanos desda época que se iniciou a agricultura? E que a diferentes tipos de milho?



São os antioxidantes carotenoides como a luteína e zeaxantina que dão a cor amarela aos grãos de milho. Estas substâncias servem principalmente para promover a saúde dos olhos. As diferentes variedades de milho também são ricas em fibras que auxiliam no emagrecimento e fortalecem a saúde do nosso trato digestivo inferior.


Os Antioxidantes:


Todas as variedades de milho fornecem fitonutrientes antioxidantes que trazem diferentes benefícios do milho à saúde. A combinação exata dos fitonutrientes, no entanto, depende da variedade. O milho de grãos amarelos é mais rico em luteína e zeaxantina. O milho azul tem concentrações únicas de antocianinas e o milho roxo fornece quantidades incomuns do ácido protocatecuico.


Mas o que são antioxidantes??

Antioxidantes são substâncias que podem proteger as células do nosso corpo de danos causados por radicais livres que podem ocorrer como consequência normal de alguns processos metabólicos, ou ainda a partir da exposição a certos produtos químicos, tabagismo, poluição e radiação.


O milho é rico em proteína vegetal!

Uma porção de um copo de milho fornece 5 gramas de proteína, o que representa cerca de 10% da dose diária recomendada por nutricionistas. As proteínas obtidas a partir do consumo do milho contêm praticamente todos os aminoácidos essenciais à nossa saúde diária, com exceção apenas à lisina, o que pode ser resolvido adicionando feijão, ovos, aves ou carne magra à refeição.


Fibras?? Nos temos também, e não é pouco não!

As fibras do tipo insolúveis são benéficas porque ajudam na formação do bolo fecal e previnem a constipação no intestino. As do tipo solúvel se ligam às moléculas de colesterol e ajudam a arrastá-las para fora do organismo, o que ajuda a reduzir os níveis de gordura no sangue e reduz o risco de doença cardiovascular.


O milho contém uma boa quantidade de fibras, sendo a maior parte do tipo insolúvel. Em cerca de 100 gramas da adorada pipoca de cinema há cerca de 20 gramas de fibra. Este montante é cerca de metade da ingestão diária adequada para homens e mulheres.


O milho é rico em ácido fólico, especial para as futuras mamães!


O nosso corpo depende de ácido fólico para metabolizar DNA (Ácido Desoxirribonucleico) e proteínas. Este ácido é uma vitamina do complexo B e precisa estar presente no nosso organismo, especialmente nas mulheres em idade fértil porque previne eventuais defeitos de nascença no feto que podem ocorrer nas primeiras semanas após a concepção. Ela também ajuda a proteger o coração uma vez que converte um aminoácido chamado homocisteína cujos níveis elevados podem danificar os vasos sanguíneos.


O milho é maravilhoso, porém se você quer evitar o aumento de peso. Não consuma ele todos os dias!

O milho é uma fonte rica em calorias e por isso é a base da alimentação de muitas populações e tem papel vital para a sobrevivência de dezenas de países de base agrícola. Cada 100 gramas milho cozido contém 90 calorias, um dos valores mais elevados entre os cereais. Seu alto teor calórico garante a saciedade, mas pode ser um vilão para o ganho de peso rápido quando ingerido em excesso.


O milho é rico de muitas vitaminas e minerais!


Vou colocar só um pouquinho deles aqui. Mas já deu pra perceber como ele é rico em vitaminas e minerais só pela imagem ao lado! Vitamina B1, magnésio e potássio: Auxiliam na condução dos impulsos nervosos e, consequentemente, em tudo relacionado à essas funções, como exemplo a memória. Além disso, o potássio ajuda a evitar as câimbras e a fadiga muscular, beneficiando a saúde dos músculos.



Ácido Fólico ou vitamina B6 : Evita a má formações congênitas, importante para a formação do tubo neural, prevenindo a depressão e fortalecendo o sistema imunológico.


Magnésio e fósforo: Dois minerais extremamente essenciais para a nossa saúde óssea e cardiovascular.


Segredinhos para a sua receita ficar perfeita!


Provavelmente irei falar sobre isso em todas as receitas que eu trazer aqui para vocês. O que faz uma receita ficar ainda mais saborosa e de boa apreciação, são os tipos de ingredientes que você investe nela.


No meu caso eu demorei muito tempo para achar as marcas de produtos certos para cada receita que eu faço em casa, ou para vendas.


Acredito que a única que realmente ficou comigo em todas as receitas que precise de manteiga ou margarina. É a margarina da primor, ela tem a quantidade de gordura e balanceamento exato para que as receitas fiquem perfeitas. E elas não são caras não.


Ok! Agora que dei a dica da minha margarina, vamos falar dos outros ingredientes.


A margarina ou manteiga e os ovos que for da sua escolha, deixem eles em temperatura ambiente, antes de adicioná-los, ou pensar em fazer a receita. Desse modo a massa não recebe um choque térmico e as chances de ela ficar mais fofinha aumenta.


A farinha de trigo, tem de ser peneirada, deixando ela ainda mais leve e fazendo com que a massa também fique. Além claro de eliminar quaisquer objetos estranhos e pedaços grandes da receita. Caso você queira, também pode peneirar a farinha de milho, mas não use uma peneira muito fina, caso contrário você não conseguirá aproveitar grande parte da farinha de milho.


O leite, não troque por leite em pó. Já tentei trocar um pelo outro nessa receita e a massa ficou um desastre. Depois de assado ficou mais dura do que pedra. Então aconselho para essa receita vocês usarem leite integral (um de sua preferência), pois a lactose do leite se transforma em alimento para o fermento biológico.


O açúcar, eu não cheguei a usar açúcar cristal, apenas o açúcar demerara. Mas acredito que não fara diferença na receita caso queira utilizar o cristal. Ambos iram fazer o papel deles, a diferença entre ambos é o processamento e os nutrientes.


O fermento biológico, gosto de usar o seco. É mais fácil de dosar e mais prático de armazenar também. Mas se for de sua preferência e você gostar mais, o fermento biológico fresco também é uma ótima opção. Só não indico usar fermento para bolos ou bicarbonato de sódio (esses nós deixamos para outras receitas).


Dito isso bora lá começar essa receita gostosa, e que eu tenho certeza que vocês vão adorar!!


Receita - Pão de milho caseiro da nutri


Ingredientes


1 xícara de leite morno (por volta de 46 a 50 graus Celsius)

20 gramas de fermento biológico seco ou fresco

1/2 xícara de açúcar granulado (eu usei o demerara)

2 ovos

75 gramas de margarina ou manteiga (eu usei margarina da primor)

3 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 xícaras de farinha de milho

1 colher de chá de sal

200 gramas de milho (1 sache de milho em conserva de 280g p/l.)


Modo de Preparo


Você podem assistir ao vídeo abaixo, ou continuar a leitura do passos logo em seguida.



Passo 1: como já enfatizei lá em cima, é muito importante que meia hora a uma hora antes de começar a receita, você coloque os ovos e a manteiga/margarina para fora da geladeira e os deixe em temperatura ambiente.


Passo 2: No bowl (pote) da batedeira coloque o leite já morno, acrescente o açúcar e o fermento biológico seco. Em seguida, adicione a manteiga/margarina, os ovos, o sal, a farinha de milho e a farinha de trigo. Bata com o garfo em formato de gancho da batedeira por 2 minutos.


Passo 3: Unte outro bowl com óleo. E pré aqueça o seu microondas em dois minutos (o microondas é onde o pão ficará descansando para crescer.


Passo 4: Coloque a massa do pão dentro do bowl untado com óleo. Cubra o bowl com uma toalha ou panos de prato e leve ao microondas já pré aquecido e deixe descansando por 45 minutos.


Passo 5: Pré aqueça o forno a 190 graus Celsius. E unte uma forma retangular mediana.


Passo 6: Em uma superfície lisa e limpa, polvilhe um pouco de farinha de trigo para que a massa do pão não grude. Transfira a massa do bowl para a superfície lisa com a farinha. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo em cima da massa, e com o auxilio de um rolo, abra a massa delicadamente, até que ela fique com a grossura de um dedo.


Passo 7: Com a massa já aberta coloque os grãos de milho espalhando por toda a superfície da massa. Em seguida com cuidado, enrole a massa como se fosse um rocambole. Corte a massa em forma de rocambole ao meio, e coloque ambas as partes lado a lado em uma forma untada com manteiga e farinha.


Passo 8: leve ao forno pré aquecido a 190 graus Celsius, e deixe assando por 30 minutos ou até que doure.

Passo 9: Pronto! Agora é só servir!



Pronto seu pão está assado, crocante por fora, macio por dentro e pronto para ser devorado! Espero que tenham gostado da receita. E que tenha sido fácil de fazer. E lembre-se um ambiente quente, é um ótimo lugar para se fazer pão!



















 
 
 

Comments


bottom of page