top of page

O IMPACTO do COVID-19 em nossa alimentação e meio de vida.

Foto do escritor: Emily ManchiniEmily Manchini

A contaminação de alimentos sempre foi algo muito preocupante no meio da saúde alimentar. E mesmo com avisos, cursos, palestras e orientações que damos a funcionários ou ao público, ainda temos muitos casos de intoxicação alimentar causada por mal preparo ou manuseio de alimentos, contaminação cruzada direta ou não e principalmente por falta de higiene das pessoas que preparam a alimentação.




Mas antes de entendermos o porque o COVID-19 é preocupante em nossos dia a dia e alimentação. Precisamos entender de onde ele surgiu, quais os seus sintomas e meio de transmissão.


O Corona vírus é de origem natural e não foi feito em laboratório. Começou com um pequeno surto em Dezembro de 2019 na China, em uma pequena cidade chamada Wuhan, onde pessoas davam entrada no hospital com sintomas parecidos com a pneumonia. E não ele não é um vírus chines, ele é um vírus que se originou na china e que acabou infectando um mamífero (nesse caso os morcegos), e esse mamífero que transmitiu a doença para os seres humanos.

Caso parecido com o do SARS, que é um vírus predominante dos morcegos.


Para que você entenda melhor o porque os morcegos transmitem tantas doenças, vale apenas ver esse vídeo explicativo, divertido e bem rapidinho.





Os sintomas do COVID-19 são, falta de ar e/ou dificuldade para respirar, febre alta e persistente, tosse seca, cansaço, fadiga e diarreia.


Na imagem abaixo tem, um comparativo dos sintomas causados pelo COVID-19, Gripe normal e Alergia. É importante que vocês prestem atenção nelas e que mesmo em casos que você tenha certeza de que é apenas uma alergia. Por favor, compareça a um pronto atendimento mais perto de sua casa o mais breve possível.



Há e é muito importante que o médio que te atender faça testes em você, para ter certeza de que você não contraiu o corona vírus.


E sim, por mais que o Ministério da Saúde do governo Brasileiro ainda não tenha começado a realizar teste em pessoas (o que acredito ser um erro, pois a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a contagem de pessoas infectadas (assintomáticas ou não), testes e isolamento para evitar que o corona vírus se espalhe), peça ou exija ao seu médico ou centro de atendimento que você seja ao menos testada para o COVID-19.


A transmissão ou contágio do corana vírus é feito a partir do contato com outro ser humano que esteja com o COVID-19. Ele é feito por trocar de saliva (então sem beijinhos na boca galera), espirros, tosse, pelas mãos, pelo ar e por qualquer superfície que o vírus possa entrar em contato.


Se vocês não faltaram na aula de biologia da escola. Todo e qualquer contato que temos com bactérias e vírus é preocupante e de fácil transmissão. Para que você entenda melhor, separei um vídeo rápido e explicativo de como um vírus ou bactéria pode se espalhar.




Lembrando que, se a pessoa em questão está contamina, espirra e protege com a sua mão e logo passa essa mesma mão na superfície de uma mesa em um restaurante, por exemplo, todas as outras pessoas que encostarem a mão ali estão vulneráveis ao vírus ou a bactérias. Porque? Simples, nos seres humanos tocamos o rosto diversas vezes ao dia. E isso faz com que a contaminação seja rápida e eficaz, pois tenho certeza que você é coçou o nariz, esfregou a mão no olho, ou colocou a mão na boca quando foi bocejar.



A preocupação do contágio em alimentos


Bom, agora que falamos como ele surgiu, os seus sintomas e formas de contágio. É hora de explicar o porque ele tem um impacto tão grande na nossa alimentação.


Vocês já foram em restaurantes e pediram sua comida ao garçom, esperou, comeu, disse que estava uma delícia, pagou e foi embora. Bom até ai, esta tudo normal, certo?

Mas você já parou pra se perguntar como que é a cozinha que a sua refeição foi feita? Você sabe se o funcionário que fez o seu prato lavou bem as mãos depois de ter usado o banheiro??? Ou colocado a mão na boca?

Nem vou continuar, porque até eu já comecei a me sentir mal.

Mas veja bem, não estou falando que todos os restaurantes são assim, e é por isso que existem normas e leis que devem ser respeitadas e implementadas em estabelecimentos. E fiquem tranquilos pois a maioria não gostaria de receber uma multa por condutas indevidas da ANVISA.


Sim eu disse a maioria, porem mesmo assim. Em alguns casos as contaminações podem ser feitas sem percebermos. A imagem abaixo mostra os tipos de contaminações que podem ocorrer com os alimentos.



No presente momento estamos preocupados com a contaminação biológica. Imagine o seguinte, todos os seus funcionários estão saudáveis, e não apresentam nenhum risco de saúde para o COVID-19 ou para qualquer outra bactéria que causa grande parte das intoxicações alimentares.


Porem, mesmo você sabendo a procedência da mercadoria que é entregue todos os dias no seu estabelecimento. E a mercadoria por exemplo, não esteja contaminada. Nada impede que o entregador ou alguém de dentro da fábrica que ainda não demonstrou nenhum sintoma - ou que é apenas um agente transmissor da doença -, não esteja.


Bom, vamos começar pela empresa, se o funcionário que cuida das embalagem das mercadorias, está com COVID-19, mas ainda não é assintomático, espirra em cima da embalagem sem usar a mão como proteção, e continua a fechar as embalagem, acaba transferindo o vírus para outro setor para outro setor. Nesse outro setor o vírus se espalha para mais umas 3 pessoas, depois para mais umas 5 pessoas. E por ai vai, até que chega no entregador que acabou de deixar uma caixa contaminada, nas mãos do seu funcionário. Já deu pra ver onde isso vai dar né??

Por mais que tomemos medidas preventivas, se no momento do recebimento da mercadoria não efetivamos a limpeza da embalagem com álcool fator 70%. Como podemos ter certeza de que esses alimentos não estarão contaminados?

Por este motivo, indico que todos vocês, assim que chegarem do supermercado. Separem as sacolas e higienizem ela com álcool, limpem bem também todas as embalagens de produtos comprados. Isso vai levar algum tempo? Com toda a certeza do mundo, mas também ira te ajudar a garantir que o vírus não se espalhe pela sua casa.


Esse é um dos exemplos de como a contaminação inderita pode ocorrer por meio do ser humano.

Outra forma de contaminação, é a contaminação cruzada, comentada na imagem abaixo.


Bom já deu pra perceber que até a contaminação de um alimento para outro pode gerar problemas de saúde. Correto? Se você terminou de cozinha um frango, por exemplo, e colocou ele em uma tábua de cortar, para cortar em pedaços e transferir para um novo prato onde ele será finalizado. Até ai não vejo problema algum. Porém se você já cortou um alimento cru nessa mesma tábua e não a higienizou corretamente antes de usa-la de novo com o frango. Você acabou de contaminar a sua carne de frango com a carne vermelha. Isso é uma contaminação cruzada indireta.


Outro problema, é quando nos mesmo em nossas casas, colocamos a carne moída crua, ou filé de frango cru junto com os legumes, frutas e verduras em nossa geladeira. Mesmo em embalagens, o contágio acaba sendo direto.

Para que você evite esses tipos de contágio, é importante saber as ordens que devemos guardar os alimentos em nossas geladeiras e freezers.




As carnes devem fazer parte da segunda coluna se já estão preparadas, (ou se estiverem cruas e você for preparar no mesmo dia). Caso elas estejam cruas e você irá fazer o uso outro dia, separe elas em porções e congele. Há e não coloque os ovos nas prateleiras, eles devem ficar na primeira ou na segunda prateleira. Pronto agora, vocês sabem como organizar a geladeira de vocês e evitar a contaminação cruzada direta.


Como evitar o contágio na manipulação dos alimentos.


Nem preciso dizer a importância de se lavar a mão antes de qualquer procedimento né?

Mas é importante que eu mostre como realmente se lava as mãos. E esses passos devem ser seguidos durante todos os momentos da sua vida. E não apenas para evitar o contágio de bactérias e vírus.


A higiene das mãos devem ser feitas com água e sabão, da maneira como apresenta a imagem abaixo:



Agora que aprendemos a forma correta de higienizar as mãos. É importante ressaltar a higiene das bancadas e utensílios de cozinha que você irá utilizar. Mesmo que você tenha higienizado ontem de noite. Você terá de fazer hoje novamente, por mais que higienizamos as bancadas de noite, até de manhã não sabemos quais insetos passaram por ali.


E qual a forma correta de higienizarmos a nossa bancada de trabalho?


Primeiro, lavamos ela com água e detergente neutro (afinal não precisamos que nossa bancada fique com cheiro de rosas vermelhas). Após você esfregar todas as superfícies - não só da bancada mas também das paredes -. É só enxaguar com água e secar com um pano próprio e único para a cozinha (não utilizem panos de chão). Após a superfícies estiver seca, é a hora do álcool. Aplique o álcool em um pano e (próprio e exclusivo para essa tarefa) passe em toda as superfícies.


Já os utensílios de cozinha (batedeiras, liquidificadores e qualquer outro eletrodomésticos que fazemos uso poucas vezes por semana ou as vezes por mês. Devemos higienizá-los todas as vezes que terminamos de usar. Evitando assim o acumulo de sujeiras e bactérias indesejadas.

A higienização deve ser realiza com água e sabão todas as vezes que alimentos pegajosos entrar em contato com o utensílios (mas tome cuidado com as partes elétricas por favor), e quando tiver apenas sujidades de farináceos, é só aplicada um pano com álcool para a limpeza.


Há e sempre que você higienizar os utensílios, lembre-se sempre de guarda-los em lugares fechados, onde não possua nenhum contato com insetos ou animais. Caso você não possua espaço nos armários, e tem a necessidade que seus utensílios fique para fora, cubra eles com plásticos ou com panos. Para evitar o acumulo de pó.


Há, e eu ia esquecendo algo muito importante. Caso você tenha animais de estimação em casa, e ele ande livremente por ai. Sempre higienize o chão primeiro do que as bancadas. E sempre que estiver higienizando ou cozinhando. Deixe eles em outros cômodos. Assim você impede a contaminação cruzada indireto com os pelos do seu bichinho de estimação.

E claro, sempre que seu cãozinho ou gatinho, forem fora de casa na caixa de areia fazer suas necessidades. Limpem bem as patas deles com álcool em gel e um pano ou papel toalha.


Agora se você realmente não gosta de cozinhar e a sua cozinha só está lá de enfeite, e você ama pedir comida pelos aplicativos.


Verifique as políticas e as medidas preventivas que os mesmos estão realizando para que você e sua família não seja contaminada. E fiquem seguros em casa, aproveitando bem suas refeições.

E sempre é bom lembrar que nesse período difícil de quarentena e lojas fechadas. Você de preferência aos pequenos comércios da sua região, que as chances são menores de conseguir passar por uma situação como essa. Diferentes das grandes empresas e redes de fast food ou mercados.


Ok, mas depois de todo esse bate papo de higienização e evitar contágio. Porque o COVID-19 tem impactado tanto as nossas vidas?


Bom, não é só nos brasileiro que estamos sofrendo com ele. Na verdade o mundo inteiro enfrenta um inimigo invisível, poderoso em sua forma de contágio, e letal para nossos entes queridos, como nossos avós, pais e amigos, familiares que sejam maior de 65 anos de idade ou que apresentem alguma doença crônica como, diabetes, bronquite e asma.


Essa Pandemia impacta tanto em nossas vidas, por nos força a viver de maneira diferente e restrita do que conhecíamos e vivíamos a alguns meses atrás. Nossos hábitos e rotinas tendem a mudar, para prevenir a disseminação do vírus em nossas casas, vilas, cidades e pais.


Na Ásia onde o foco começou, eles passaram cerca de 3 meses sem funcionar. O pais parou para que eles contivessem e evitasse novos contágios em meio a população deles. E tem tido bons resultados. E é exatamente isso o que o governo brasileiro e outros países no mundo tendem a realizar.


Pois já foi comprovado que quando realizamos o sistema de fechamento das cidades e do pais. Os índices de casos diminuem, e há possibilidades de melhoras mais rapidamente.


Por isso o impacto em nossas vidas. Pelo menos por enquanto devemos nos manter trancados dentro de casa e evitar ao máximo sair para a rua. Do mesmo modo temos de saber a procedência dos alimentos que encomendamos em mercados para a entrega e realizar a devida higienização das embalagens com álcool. Evitando assim o contágio com outras embalagens e alimentos que temos dentro em casa.


Por isso, tomem cuidado. Higienizem sempre as mãos em casa e quando estiverem na rua, façam uso do álcool em gel. Quando chegarem em casa, deixe seus sapatos (usem apenas um para ir a rua) e roupas na lavanderia, e vão tomar um banho. Pois com atitudes assim podemos fazer do nosso lar e nosso pais, um lugar livre de doenças, onde nos sentiremos seguros e teremos nossa liberdade de novo.


Vou deixar alguns vídeos aqui do biólogo e pesquisador Átila, explicando o que é o Corona Vírus, e a importância do fechamento das cidades e dos testes em pessoas para a contenção do vírus.


Vídeo do Nerdologia Data:02/02/2020 - Oque é o Corona Vírus?



Átila Iamarino Data: 20/03/2020 - Live Corona vírus - O que o Brasil precisa fazer nos próximos dias.








 
 
 

Comentarios


bottom of page